Fórum Jus Navigandi

O maior portal jurídico do Brasil

Fórum

Principal » Fórum » Variedades

• Daniel Zimmermann

Natal/RN

• 12/01/2008 08:01:08
    Maravilhoso!Ficou mais dinâmico e fácil de trabalho!
    • Luciana Marcos

Bauru/SP

• 12/01/2008 09:01:20
    Aproveito a página, para parabenizar os idealizadores deste tão util e eficaz, sistema de informações jurídicas.Acredito que a maior de todas as qualidades do forúm, é que ele integra, não somente os caros colegas, mas sim toda a população, que aproveita o espaço, para tirar dúvidas e resolver diversas situações.
    • Marco Aurelio Gomes

belo horizonte/MG

• 15/01/2008 03:01:26
    Estou conhecendo agora o fórum, cheguei aki por uma necessidade de respostas q ainda não tive; parabenizo a todos por este q certamente será uma luz pra muitas pessoas, e aproveitando o ensejo peço q respondam mais se possível.
    • PAULINO G. P. FILHO

SÃO PAULO/SP

• 04/02/2008 16:02:38
    Gostaria de sugerir a administração do fórum que cada categoria fosse dividida, por exemplo: Como participo ativamente da categoria Direito Previdenciário com assuntos relacionados a Benefícios por Incapacidade ( Auxílio Doença / Aposentadoria por Invalidez) que se faça as subdivisões por cada categoria.
    Abraços.
    • Geraldo da Silva

Brasilia/DF

• 08/02/2008 18:02:18
    Parabéns, pelo fórum!
    Já connhecia a Jus desde os tempos de faculdade. Navegava sempre em doutrina em busca de informações diversas. Não conhecia o Debate e só agora, recentemente, conheci o fórum.
    Grata surpresa! Não só pelo maravilhoso serviço oferecido pela Jus,mas também, e principalmente, pela disposição dos participantes em contribuir com esta fundamental troca de informações.
    Abraço a todos. Sinto-me honrado em pertencer a esta maravilhosa e fraterna família.
    • maria denyzy cavalcante

JOÃO PESSOA/PB

• 11/02/2008 17:02:10
    adorei,estão de parabéns,este forum ajuda muitas pessoas,eu particularmente.adorooooooo!!!!!!!
    • aksa _ suzane

são luís/MA

• 12/02/2008 03:02:09 editado
    Eu tenho uma reclamação!

É que já ocorreu várias vezes

Quando demoro um certo tempo escrevendo meus posicionamentos a algum tema pois os assuntos aqui colocados são de grande relevância, não basta mera opinião, e quando vou enviar a resposta o tempo já estourou e eu perco tudo! consequência, vou ter que raciocinar de novo, e isso as vezes me desestimula a participar quando ocorre.

Seria bom que esse "tempo" fosse maior.
    •  
      Administração do Fórum
    • 12/02/2008 04:02:37
    Paulino G. P. Filho,

Entendo a necessidade de encontrar com facilidade as discussões que tratam do assunto que você mais aprecia, contudo existe um dificuldade na implementação prática de sua idéia: é que as pessoas que abrem discussões muitas vezes têm dificuldade em encontrar a categoria correta em que o tema se enquadra, entre as quase 40 já existentes. Imagine então se criarmos infinitas subdivisões.

Está em nossos planos criar um sistema de marcadores para as discussões, paralelamente às categorias, que pode ajudar a resolver o seu problema. Está anotado para a próxima etapa de desenvolvimento do Fórum.

Aksa Suzane,

O tempo padrão em que a sessão do usuário no Fórum permanece aberta é de 20 minutos. Se o usuário fica 20 minutos sem fazer nada, é feito o logoff.

Sua observação é válida. Vamos avaliar de que forma poderíamos resolver o problema que você relata.

Por ora, sugiro que, quando você demorar muito para escrever, clique no botão "Visualizar rascunho", que fica ao lado do "Enviar sua resposta". A mensagem não será gravada no servidor, mas o tempo de 20 minutos será renovado.
    • Rodrigo Martins

Estudante em Foz do Iguaçu/PR

• 12/02/2008 08:02:07
    Se o novo fórum está em desenvolvimento, espero que seja como o Invision ou até mesmo o PHPBB.
    •  
      Administração do Fórum
    • 12/02/2008 13:02:01
    Rodrigo Martins,
    O Fórum Jus Navigandi é baseado no Vanilla, escolhido em virtude de algumas vantagens técnicas sobre os dois sistemas citados.
    Os futuros desenvolvimentos serão feitos sobre o sistema existente.
    Contudo, pediria que você apontasse os recursos desejáveis disponíveis no Invision ou no PHPBB que poderiam ser implementados no nosso Fórum.
    • Rodrigo Martins

Estudante em Foz do Iguaçu/PR

• 13/02/2008 05:02:44
    Oi, acredito que não deixar todas as mensagens misturadas seria legal, melhor ainda se pudesse o usuário selecionar apenas as áreas desejadas para listagem.
    •  
      Administração do Fórum
    • 13/02/2008 10:02:48 editado
    Rodrigo,

A página inicial do Fórum mostra todas as categorias juntas.
    Porém, basta você selecionar a categoria desejada logo no topo da coluna da esquerda que serão filtradas somente as discussões daquela categoria.

Quanto a selecionar múltiplas categorias preferidas do usuário, não existe este recurso no Fórum Jus Navigandi. Podemos avaliar a viabilidade.
    • Andreia Moura Monteiro

Rio de Janeiro/RJ

• 21/02/2008 05:02:17 editado
    Estão de Parabéns !!!

A seção "debates" já era muito boa e interessante, agora com o novo "Fórum" está ainda melhor.

A possibilidade de ajudar ao próximo é ótima, uma satisfação... principalmente contando com a ajuda de pessoas de tamanho conhecimento.

Parabéns à toda EQUIPE !!

Andréia M. M.
    • Isadora Chaves de Freitas

teresina/PI

• 06/03/2008 12:03:05 editado
    show show show!
    • JOSÉ ALEXANDRE GOMES

TIMÓTEO/MG

• 07/03/2008 04:03:56
    é uma grande oportunidade de trca e informações e novos aprendizados
    • Walkírio Silva

Visconde do Rio Branco/MG

• 08/03/2008 13:03:19
    Pesquisando o assunto que iniciei uma discussão hoje-08/03/2008-deparei-me com o Forum Jus Navigandi e, estou lendo os assuntos apresentados. Esta é uma excelente oportunidade para que eu possa ampliar meus conhecimentos para aplicação no auxílio aos meus companheiros e a todos que precisarem.
    Obrigado pela oportunidade.
    • Jair Santa Ritta

Salvador/BA

• 09/03/2008 18:03:07
    Parabéns ao Jus Navigandi. Ótimo. É de uma utilidade ímpar, principalmente para os operadores do direito em geral. Nos dá ótimo respaldo para tirarmos nossas dúvidas e aprendermos mais sobre a complexidade do direito, da sua aplicação, das suas nuances.
    Nos incentiva à solidariedade, pois, percebemos que todos somos falhos e somente a discussão, o debate de temas nos dará segurança e maiores conhecimentos. Ninguém é autosuficiente e dono da verdade.

Já dei inicio a minha discussão, com proveito.
    Grato.
    •  
      Moderador do Fórum
    • 27/03/2008 10:03:59
    Caros usuários,

Atendendo a pedidos, fizemos uma mudança técnica no Fórum, permitindo que o tempo para elaboração das mensagens pelo usuário seja muito maior, sem que haja a desconexão automática, o que causava a perda do conteúdo já digitado.

Atenciosamente,

Equipe do Jus Navigandi
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 27/03/2008 22:03:55
    Não me conformo que tanta gente ainda insista em pôr a mesma pergunta ou questão em categorias diferentes. Malandragem condenável e desrespeitosa.

A regra do fórum é pôr somente uma vez, as demais devendo ser denunciadas e retiradas.

Sugiro à Administração que também navegue, e veja como tem questão posta mais de uma vez, já encontrei a mesma pergunta até 3 ou 4 vezes. É fácil encontrar, pois as pessoas nem se dão ao trabalho de mudar o nome da questão (tem aqueles que põem 2 ou 3 vezes na mesma categoria também).

E que puna com suspensão ou eliminação os que insistirem em agir em desacordo com as regras.

Já basta os que não querem nem ter o trabalho de pesquisar se a questão já foi ou está sendo debatida, e reabrem-na novamente, quando podiam aprender com o que já se discutiu ou levar sua dúvida ou colaboração àquele debate em andamento.
    •  
      Administração do Fórum
    • 28/03/2008 08:03:35
    Prezado João Celso Neto,

É justo seu inconformismo com a situação relatada.

De fato, a administração do Fórum estava com dificuldades na análise das mensagens. Há um mês, contamos com um moderador - Rodrigo Chaves de Freitas - designado especificamente para acompanhar as discussões do Fórum.

Também foram desenvolvidas novas ferramentas internas para suprir carências na administração, dentre as quais a detecção de mensagens duplicadas.

De toda forma, é praticamente impossível analisar todas as discussões em tempo real. Ocorre, por vezes, "acúmulo de serviço", não significando paralisação desta árdua tarefa.

Contamos sempre com o apoio de usuários atenciosos como você e nos comprometemos a responder a esta confiança.
    • Sandra_1

Santos/SP

• 28/03/2008 20:03:17
    Quando comecei a pesquisar algumas coisas sobre direito, este fórum foi o que mais contribuiu. Sou leiga, mas muitas coisas foram esclarecidas.
    Parabéns!!!
    • Teresa Caldas

Niteroi/RJ

• 01/04/2008 11:04:50
    Fiquei surpresa com o nível de colaboradores do Forum. Tive uma aula sobre o assunto que tinha dúvida. Parabéns!
    • Carlos Eduardo Crespo Aleixo

Nova Iguaçu/RJ

• 09/04/2008 19:04:13
    Dirigindo-me à Moderação do Fórum, tenho uma dúvida !!!

Sei que é regra do Fórum não requerer a postagem de Petições para os demais forenses !!! ... No entanto, gostaria de vir daí saber se o Forense, por sua mera liberalidade, pode ou não vir a postar uma dada Peça Processual sem ninguém tê-la requerido ???

Desde já grato pelo esclarecimento,

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
    •  
      Moderador do Fórum
    • 10/04/2008 04:04:08 editado
    Carlos Eduardo,

Por uma questão de organização, pedimos aos usuários que utilizem a seção Peças para este objetivo. Ela possui o mesmo padrão de categorias das seções Fórum e Doutrina, com subdivisões que facilitam a pesquisa.

Caso queira disponibilizar apenas um fragmento de peça no Fórum, suficiente à discussão, esteja à vontade. O que sempre recomendamos é "utilize com moderação".

De todo modo, convidamos a acessar "envie sua colaboração", para saber como podemos deixar o portal cada vez mais completo, com conteúdo de qualidade.

Obrigado pela participação.
    • Carlos Eduardo Crespo Aleixo

Nova Iguaçu/RJ

• 10/04/2008 13:04:15
    Bem, então está resolvida a minha dúvida !!! ... Desculpe-me caso tenha vindo a provocar algum tumulto !!!

Um abração do Carlos Eduardo e obrigado pela atenção dispensada !!!
    • Márcio Sales

Salvador/BA

• 28/04/2008 18:04:51
    Simplesmente Excelente.
    • Edson Fernando Berte

São Paulo/SP

• 29/04/2008 07:04:06
    Muito informativo, excelente fonte de consulta.
    •  
      Gaya

São Paulo/SP

• 01/05/2008 12:05:38
    Usuário banido
    O Forum é mto bom e informativo, permite interagirmos melhor no mundo juridico e sempre mantermos atualizados
    porém as regras de conduta deveriam permitir maiores liberdades de expressões

abrçs
    • WILLIAN ROBERTO PINHEIRO

BIRIGUI/SP

• 03/05/2008 07:05:02
    Excelente meio de ampliar conhecimento nos mais diferentes ramos do direito. Parabenizo a todos àqueles que investiram nesta idéia e faço votos que os colegas possam fazer bom uso deste espaço tão importante para os acadêmicos, bacharéis e doutores e até mesmo os leigos neste ramo tão espetacular que é o do direito.
    • aksa _ suzane

são luís/MA

• 03/05/2008 15:05:09
    robson de laus

No que toca mulher em relação ao imovel, terá direito a indenização referente a 50% do valor do mesmo, haja vista a acessão que foi estabelecida sem oposição do proprietário, configurando nesse caso o art. 1.256 e seu paragrafo único CC.
    • J. E. D. R. R. F.

Coimbra/EX

• 03/05/2008 22:05:28
    Tenho uma pequena dúvida... no link para o fórum está escrito: «Compartilhe conhecimento em nosso espaço colaborativo para debates jurídicos. Você pode esclarecer as suas dúvidas ou ajudar a responder às questões dos colegas.»

Bem... pelo que parece, este fórum serve para debates entre juristas apenas, o problema é que se tornou um lugar utilizado por alguns para a obtenção de consultas gratuítas e, para outros, um local onde tentam, e conseguem, angariar clientela que, de outro modo, não conseguiriam.
    •  
      Moderador do Fórum
    • 05/05/2008 05:05:03
    Caro usuário,

Nunca houve o propósito de limitar a participação no Fórum apenas para juristas.

Incentivamos a liberdade de utilização por leigos, desde que respeitem nossas regras de conduta. Sempre alertamos aqueles que, por descuido ou intencionalmente, as violam.

Quando aos advogados, sempre acompanhamos suas participações para evitar eventuais desvios ao Código de Ética da OAB ou ao Estatuto da Advocacia.

O objetivo do Fórum é de facilitar o acesso à informação jurídica, conscientizando os usuários de seus direitos para que possam deles se valer pelas vias adequadas, bem como oferecer aos profissionais um espaço para compartilhamento de informação e contínuo aprendizado.
    • RENATO ALEXANDRE DOS SANTOS

Praia Grande/SP

• 06/05/2008 21:05:52
    É muito importante termos esse canal de debate e de desabafo por assim dizer
    estão de parabens todos os colaboradores abraços Renato.
    • J. E. D. R. R. F.

Coimbra/EX

• 07/05/2008 14:05:45
    Ok moderador... se «nunca houve propósito de limitar a participação no Fórum apenas para juristas» (sic.), então não faz sentido dizer-se no link do fórum que se trata de um «espaço colaborativo para debates jurídicos», tendo em vista que debates jurídicos apenas podem ser travados entre juristas e não entre juristas e leigos, sob pena de deixarem do poder considerar-se «debates jurídicos». De mais a mais, no mesmo link se diz que o espaço deve ser utilizado para «esclarecer as suas (dos juristas) dúvidas ou ajudar a responder às questões dos colegas (juristas)» (o que está entre parênteses é meu e é a única interpretação possível, pois que não faz sentido falar-se aqui de dúvidas de colegas enfermeiros ou de colegas professores do ensino básico ou de colegas metalúrgicos ou quaisquer outros colegas que não juristas).

Para além disso o Sr. Moderador afirmou: «Quando aos advogados, sempre acompanhamos suas participações para evitar eventuais desvios ao Código de Ética da OAB ou ao Estatuto da Advocacia» (sic.) Isso não é, por óbvio, verdade, pois que a simples participação de advogados neste site com vista a responder a questões concretas viola o inciso I do artigo 33.º do Código de Ética e Disciplina da OAB.

A mais, e se é verdade o que disse quanto à constante apreciação do comportamento dos advogados participantes, por favor me explique o comportamento do "usuário" Adv. Antonio Gomes, o qual, para além de estar a violar o inciso I do artigo 33.º Código de Ética, chega mesmo a oferecer os seus serviços, desta forma violando flagrantemente o artigo 7.º do Código de Ética e Disciplina da OAB (para confirmar vejam o tópico http://forum.jus.uol.com.br/discussao/62928/para-o-dr-antonio-gomes/).

Me expliquem ainda, por favor, o que acontece quando alguém que no próprio username ostenta sua categoria de advogado, fazendo preceder seu nome pela sigla Adv. (e que chega mesmo a indicar como e-mail oabrj@oi.com.br, como se fosse representante da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro), não actua com o decoro exigido pelo mesmo código em seus artigos 2.º e 44.º, para além de desrespeitar-se, ao mesmo passo, o artigo 31.º do Estatuto, pois que, sabendo não ser detentor das armas (entenda-se conhecimentos) necessários para travar um debate jurídico, sempre responde aos argumentos jurídicos com ofensas de ordem pessoal e utilizando-se de palavras de baixíssimo escalão.
    •  
      Administração do Fórum
    • 09/05/2008 13:05:54
    Prezado J. E. D. R. R. F.,

Entre os objetivos a que se propõe o Jus Navigandi, está o incentivo à democratização do conhecimento jurídico. A internet é uma ferramenta participativa, pela qual a informação deixa de ficar encastelada em poucos cérebros e passa a ser compartilhada por todos. O Fórum Jus Navigandi está em sintonia com essa diretriz, objetivando a construir soluções a partir de erros e acertos dos seus participantes.

Desejamos, sim, incentivar o diálogo sobre temas jurídicos entre todos os membros de nossa sociedade, não só entre os bacharéis e estudantes, mas também com a participação dos leigos, com os quais aprendemos diariamente. Em nossas regras, não consta que a participação nos debates jurídicos seja condicionada a determinada formação profissional, até porque inexiste norma que proíba que leigos possam conversar sobre temas do Direito. Na citação do texto transcrito da capa do Jus Navigandi, não há como se fazer a ilação do enxerto da palavra "juristas", que sequer utilizamos em nosso site.

Não nos parece que a simples participação no Fórum implique em infringência ao art. 33, I, do Código de Ética e Disciplina da OAB, porque este tipo possui uma nota específica, qual seja, "o intuito de promover-se profissionalmente". A manifestação profissional de advogados em meios de comunicação é permitida, desde que vise a "objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos", nos termos do art. 32, caput, da mesma norma.

Quando verificada a eventual transgressão de regras do Fórum, o usuário é advertido e a mensagem é editada (como ocorreu no link citado). A revisão individual de cada mensagem é impossível devido ao grande volume de discussões, mas cada participante pode denunciar mensagens que violem as regras de conduta, utilizando o link próprio que está junto a cada mensagem.

Como vigora em nosso país o direito à liberdade de expressão, a pena de suspensão do usuário vem sendo reservada para os casos em que o usuário não deseja contribuir para a discussão das questões jurídicas, mas - ao contrário - cria empecilhos ao seu andamento.

Refoge ao nosso alcance a adoção de qualquer penalidade disciplinar aos advogados participantes do Fórum, pois tal medida é privativa dos tribunais de ética da OAB. Compete-nos manter o bom andamento das discussões, conforme as regras de participação, corrigindo eventuais deslizes que sejam encontrados ou apontados. Nossa proposta não é impedir a participação de pessoas específicas no Fórum, mas de cuidar para que as suas participações sejam adequadas aos objetivos das discussões.

Desejamos que a convivência dos participantes no Fórum seja harmônica, a fim de garantir maior proveito para o aprendizado. Eventuais provocações de parte a parte não são desejáveis. Para tanto, pedimos que os usuários se disponham a colaborar com os temas propostos para discussão, que é o propósito principal desta seção.
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 09/05/2008 17:05:23
    Permitam-me dar o testemunho de antigo participante desses fóruns (aproximadamente há uns 12 anos).
    A Administração está permanentemente aberta a sugestões e preocupada em melhorar cada vez mais.
    Sou um colaborador, e sempre vi minha participação correspondida, seja ao denunciar algo seja ao reclamar, como vem de fazer o participante J. E. D. R. R. F., de Coimbra/EX. (eu ponho meu nome e sobrenome, como a maioria dos participantes).

A crítica procedente é bem recebida. Aquela por criticar, merece repúdio.
    • Adv. Antonio Gomes

Rio de Janeiro/RJ

• 09/05/2008 23:05:14
    Feliz e muito satisfeito com o fórum, especialmente pelo respeito a liberdade de expressão do advogado, demonstrado pelos moderadores.

Atencioasamente, Adv. Antonio Gomes OAB-RJ 122.857.
    • J. E. D. R. R. F.

Coimbra/EX

• 10/05/2008 14:05:06 editado
    Caros moderadores.

Venho por meio desta tentar deixar claro e evidente que em nenhum momento manifestei qualquer ideia incompatível com a chamada «democratização do conhecimento jurídico». Acho mesmo que esta «democratização» é indispensável para tornar a possível a realização plena do ideal da justiça, pois que só através de tais medidas educacionais os cidadãos passam a ter pleno conhecimento de seus direitos e, ao mesmo passo, passam a lutar por eles.

Por óbvio aceito vosso entendimento da expressão «debate jurídico», muito embora não concorde com ele, pois que então abriríamos as portas a algumas situações teratológicas (e simultaneamente burlescas) como, por exemplo, debates de medicina realizados entre electricistas, ou debates de física quântica realizados entre médicos, ou debates de química travados entre juristas e por aí afora. Aceito, porém, como já disse, vossa concepção, pois que, julgo, os debates jurídicos (os verdadeiros debates jurídicos) servem precisamente para esmiuçar os conceitos, com vista a tornar mais precisa a própria ciência.

Concordo mais uma vez plenamente com os senhores moderadores quando afirmam que a simples participação no Fórum não implica infracção ao inciso I do artigo 33 do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, pois que, conforme o mencionado preceito legal:

«Art. 33. O advogado deve abster-se de:
    I – responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente...»

Penso que estaria incorrendo em grave erro de qualificação e estaria mesmo, penso, procedendo de má fé se viesse a público afirmar que eventuais participações no fórum, mesmo que realizadas com uma certa frequência, preencheriam a hipótese da norma. Penso, porém, que, conforme poderão confirmar, a participação em perto de 400 (quatrocentos) tópicos (e não «posts», pois que se formos considerar que em cada tópico o sujeito em causa faz 3 intervenções somaríamos 1200 participações ou «posts») em menos de 1 ano já consubstancia comportamento enquadrável na hipótese prevista pelo inciso I do artigo 33 do diploma legal citado.

Fica apenas faltando saber se nestas participações existiu algum intuito de promoção profissional, intuito este que condiciona a aplicação da norma. Ora... acaso não houvesse a dita intenção de promoção profissional, o sujeito não colocaria seu endereço e número da Ordem em vários tópicos (são alguns os tópicos em que ele faz o mesmo e não, por óbvio, aquele que eu citei e, mesmo que tal seja alterado pela moderação ou pelo próprio indivíduo, eu tenho provas disso, pois que imprimi em documentos pdf todos os tópicos em que o sujeito participa, tendo, inclusive, cópia dos tópicos em que houve intervenção dos moderadores), bem como, em não sendo verificável tal comportamento, não haveria motivo para a moderação ter, pura e simplesmente, apagado o «post» citado que evidenciava a prática do ilícito deontológico... parece claro que onde não há infracção não se justifica uma punição.

É claro que refoge ao vosso alcance a adopção de qualquer penalidade disciplinar aos advogados participantes no Fórum, pois que é óbvio que qualquer medida é da competência exclusiva dos tribunais de ética da OAB. Só estava tentando, através daquele argumento, demonstrar não ser verdadeira a afirmação feita pela moderação, segundo a qual, «quando aos advogados, sempre acompanhamos suas participações para evitar eventuais desvios ao Código de Ética da OAB ou ao Estatuto da Advocacia.» (sic.)

Espero que tenha esclarecido a minha posição. Espero tê-los convencido. De qualquer forma, mesmo que não tenha convencido, agradeço pela possibilidade de afirmar e firmar a minha posição. Não espero atitude alguma, pois que está claro que não têm qualquer interesse nesse sentido, muito embora eu pense que a denúncia deva ser feita para que sejam as autoridades competentes a formar um juízo de valor sobre o caso, pois que é esta a única forma de se dar a devida protecção à toda a classe dos advogados ou, pelo menos, a todos os que respeitam os preceitos deontológicos a que estão vinculados.

Ao Joao Celso Neto apenas tenho a responder que as minhas iniciais são suficientes para a minha identificação (não devem ser muitas as pessoas no mundo com estas mesmas iniciais), de resto, muitos participantes, da mesma forma que eu, se identificam apenas pelas iniciais. Aliás, para mim, J. C. N. significa tanto quanto João Celso Neto (ou seja, não significa nada, pois que um nome qualquer, só por si, desacompanhado do n.º de RG e CPF, não faz prova de que este seja mesmo o seu nome). De outra forma poderia eu igualmente me identificar através de um nickname que, para qualquer um, significaria exactamente o mesmo que um nome. Por fim, faço minhas as tuas palavras: «A crítica procedente é bem recebida. Aquela por criticar, merece repúdio.» (Sic.)

Fiquem todos com os meus respeitosos cumprimentos.
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 10/05/2008 17:05:46 editado
    O prezado lusitano (Coimbra, uso de vosso, etc.) não precisa se explicar, nem esperar ou exigir que nós mais antigos no fórum mudemos de proceder. Muito menos a Administração dele.

De fato, os fóruns abertos permitem abusos ou distorções.

Hoje mesmo vi alguém querendo discutir odontologia aqui. Vai cair tão no vazio quanto os que põem questão de Direito de Família em Criminal ou Administrativo em Previdenciário ou Direito Militar. Não vão encontrar ali quem lhe responda.

Vamos, democraticamente, respeitar a opinião alheia. Você (ou Vossa Execelência) fica com asua e eu fico com a minha, a Administração com a dela, e cada um se compraz com o que tem.

Muitas vezes joguei conversa fora, tive dissabores, já me afstei umas três vezes por ordem médica, mas sempore volto. Meu pai, também advogado, dizia que era um vício, uma "cachaça".

Graças a esses debates fiz várias amizades virtuais, até no exterior (brasileiros que vivem, por exemplo, na Holanda ou na França já me procuraram).

Desafio o nobre amigo a encontrar, uma vez que haja sido, o número de minha inscrição na OAB, um telefone meu ou mesmo meu e-mail.

Sequer nos diversos artigos publicados constam esses dados. Não angario nem busco clientes, não tenho a menor pretensão de me tornar assoberbado ou cheio de causas para advogar, recuso a maoiria das que me são propostas, sou um conciliador. E sou sozinho, não tenho escritório. Dez processo em tramitação simultaneamente ja é um número grande para minhas modestas forças.

JCN poderia ser Jesus Cristo Nazareno, e não quero me comparar a Ele, por isso ponho meu nome por extenso. Sem vergonha disso.

Passar muitíssimo bem.
    • J. E. D. R. R. F.

Coimbra/EX

• 10/05/2008 19:05:28 editado
    Ilmo. João Celso Neto.

Gostaria de deixar claro que em nenhum momento dirigi qualquer crítica ao seu comportamento no Fórum, aliás, com toda a honestidade, nem mesmo me lembro de ter visto um comentário seu aqui e, por não me lembrar, digo que o seu comportamento no Fórum é um comportamento completamente recto, pois que não dá nas vistas e assim deve actuar o advogado. Digo que respeito o senhor e já li alguns dos artigos que o senhor publicou aqui mesmo no jusnavigandi (na verdade o seu nome não me era estranho, e quando e senhor se referiu aos artigos fui dar uma olhada no meu arquivo e me lembrei de ter lido uns 3 artigos, pois que estou a escrever um livro).

Não é preciso me desafiar a encontrar o número de sua inscrição na Ordem ou qualquer outro dado seu, pois que estou certo de que não irei encontrar. Infelizmente não são todos os que actuam da mesma forma que o senhor... e a minha reclamação (evidenciando alguns comportamentos ilícitos) se destina precisamente a defender os profissionais que, tal como o senhor, respeitam os seus deveres ético-legais.

Quanto ao nome por mim utilizado vou mantê-lo apenas com as iniciais, pois que, para além de outros motivos, tenho de respeitar a legislação portuguesa e comunitária.

Vou mandar-lhe, porém, um e-mail através de um dos seus artigos para que possamos, se assim o senhor quiser, manter contacto.

Por tudo o que ficou dito.

Fique com os meus cordiais e sinceros cumprimentos.
    •  
      Administração do Fórum
    • 11/05/2008 18:05:56
    Prezado Sr. J. E. D. R. R. F.,

A sua reação à minha mensagem demonstra que o senhor compreendeu nossos objetivos e nossas limitações, pelo que agradeço sinceramente.

O ponto principal de minha argumentação é que a simples participação no Fórum não implica, por definição, em violação a qualquer norma da OAB.

Esclareço que a minha resposta à sua consulta foi elaborada de forma abstrata e não implica no endosso a provocações nem a qualquer uso indevido do Fórum. Estas continuarão sendo eliminadas sempre que acontecerem e seus responsáveis serão contactados em particular em busca de uma solução.

Agradeço e me coloco à disposição.
    • Claudio_1

Rio de janeiro/RJ

• 21/05/2008 03:05:57
    E X C E L E N T E !!!!!!!!!!!!!!!!!

Merece prêmio e divulgação maior na mídia ! Eu que estou com 2 inventários sou tb jornalista, professor e administrador posso ajudar a divulgar !!

Parabéns, só vem reforçar que a muito a ser feito em termos de reformas do serviço publico, e por que não dizer..incrementar o voluntariado e a informação prioritário. Ontem foi a primeira vez que acessei...foi um dos fatos mais importantes do meu dia ,

O B R I G A D O a toda equipe e colaboradores !
    Cláudio- correiodoclaudio1@hotmail.com
    • Carlos Henrique_1

Campinas/SP

• 23/05/2008 08:05:15
    FANTÁSTICO !!!!

São instrumentos como esse de extremo valor , que nos fazem entender a importância do voluntariado e da informação .
    • ACIMAEL NOGUEIRA CUNHA

rio de janeiro/RJ

• 25/05/2008 16:05:47
    Parabéns por essa iniciativa de vocês, fornecendo instrumentalidade histórica e teórica, estabelecendo-se uma conexão necessária à utilização, entendimento e desenvolvimento das temáticas mais controvertidas no campo do direito. Inegavelmente, é uma ferramenta, a disposição daqueles que fazem do direito sua ideologia de vida, quer seja no campo profissional ou pessoal. A metodologia empregada, discussão;debate;e dúvidas, são respondidas a contento dentro de um arcabouço teórico, que não tenho dúvidas, obtidos a partir de um largo conhecimento apurado, e sem individualiismo, efeito "erga omnes".

Acimael Nogueira Cunha
    • Alan Ladd do Couto Gil

Santo Antônio de Pádua/RJ

• 11/06/2008 11:06:12
    Acabei de me cadastrar, mas sempre que tenho dúvidas em algum assunto jurídico, sempre adiciono o forum para elucidar dúvidas, mais importante ainda é que é a participação de todos os seguimentos de pessoas que atuam na área jurídica, quer seja com esplanações elucidativas de consultas trazendo as informações e dúvidas diárias existentes, onde participam magistrados, promotores, advogados, estagiários, e mesmo pessoas que não atuam no ramo do direito, a fim de obterem informações de que precisam, debatendo assuntos do dia a dia. Parabéns pela iniciativa maravilhosa.

Alan.
    • Winston

Carangola/MG

• 12/06/2008 23:06:14
    Olá a todos os participantes!!! Primeiramente quero concitar ao nobre participante, João Celso Neto, de Brasiília/DF., que não abandone o fórum e volte a participar. Li seu relato e me chamou a atenção. Informo que é a primeira vez que participo deste, devido ao problema que estou tendo, e em busca pela internet, localizei este fórum, e postei nele o meu problema. É sempre muito importante a participação de pessoas sérias num fórum que está aberto a abordagem de temas sérios. Seja no intuito de expor problemas, possíveis soluções, orientações diversas e outras... Além de auxiliar no aprendizado de estudantes, atuantes, simpatizante, seja para somar ao conhecimento dos já tarimbados profissionais da área jurídica. Passei o olho em vários depoimentos, dicas, orientações e etc... Achei muito interessante. Em tese, parabéns aos organizadores e mantenedores do fórum, e mais, pelo interesse em retornar com os relatos antigos. Sabemos que o mesmo caso, em sua maioria tem interpretações distintas e procedimentos outros. At., Winston Sales
    • RENATO ALEXANDRE DOS SANTOS

Praia Grande/SP

• 18/06/2008 04:06:17 editado
    É isso ai Winston concordo com sua opnião!!!!!!!!
    • Wellington Costa Landim

osasco/SP

• 20/06/2008 20:06:54
    Pessoal não sou da área júridica mais a admiro muito, pois sou um grande curioso entrei no forum por acaso mais me apaixonei por assuntos tão bem postados e justificados aqui

a direção do Fórum esta de parabéns e todos os participantes também , pois tive um pequeno problema e fui muito bem auxiliado aqui !!!
    • Julia Maria Brito

Rio de Janeiro/RJ

• 21/06/2008 22:06:51
    Na qualidade de estudante de direito acho excelente. Como já disse em diversas postagens, este fórum é útil para os leigos, para os aprendizes e também para os advogados.
    Parabéns!!!
    • Arísio

Porto Velho/RO

• 28/06/2008 20:06:40
    Bom, li aqui no fórum alguns questionamentos de algumas pessoas,e as respostas do Dr.antonio Gomes, e resolvir fazer também o meu cadastro,me colocando na condição de aprendiz e amante do direito.
    Sei que quando entrar no fórum estarei aprendendo e muito,o que me fará mais atencioso na minha vida.

Grande abraço a todos....
    • Adv. Antonio Gomes

Rio de Janeiro/RJ

• 29/06/2008 20:06:16
    Minha boas vindas ao nobre colega Arísio, estarei sempre disposto a somar junto aos colegas, sempre dentro do campo da ética e do bom direito, ou seja, a justiça.

Abraço a todos que participam efetivamente colaborando neste Fórum.

Atenciosamente, Adv. Antonio Gomes.
    • otaciano coimbra da rocha

brasilia/DF

• 30/06/2008 17:06:35
    Não gostei da forma como está sendo usado. Temos agora uma banca de consulta jurídica e não mais discussões e diálogos sobre o direito como acontecia antigamente. È uma coluna de consulta e de utilidade pública. Se era esse a objetivo, foi conceguido.. Todavia, note-se que os juristas não dialogam entre si. Mas se é para o bem e fecilicidade gferal da nação, digam ao povo que fico, ausente..

brasilia/DF

• 30/06/2008 17:06:38
    Remendo. as palavras Conseguido e Geral foram grafadas erradamente. Peço venia ..

brasilia/DF

• 30/06/2008 18:06:03
    Muito boa a intervenção do JEDERREFE. Chega, basta de tanta verborragias e tanta falácias insípidas que tirou a finalidade do forum...
    • Rui Barbosa de Oliveira

S.Paulo/SP

• 10/07/2008 19:07:54
    Acho o site muito útil , mas creio que poderia ser mais divulgado para compor uma bancada de advogados que se dispusessem a responder as questões que as pessoas pedem,uma espécie de socorro jurídico tão importante para pessoas que precisam de uma luz nessa vasta escuridão de injustiças que é o nosso país.Por exemplo postei uma questão em 25/6 creio de suma e grave importância e até agora nenhum advogado me deu sequer um conselho.Tenho certeza que vocês podem conseguir esse "pronto-socorro" que claro não vai substituir um advogado, mas com certeza pode indicar os melhores caminhos a se seguir para a solução de um problema. Grato.
    • Rui Barbosa de Oliveira

S.Paulo/SP

• 10/07/2008 19:07:55
    Ah.sim as mensagens novas deveriam ficar na parte superior creio.
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 10/07/2008 21:07:26 editado
    Rui Barbosa:

quem lê as instruções/regras do fórum sabe que é muito fácil trazer de volta sua pergunta ao topo: basta pôr nela (naquela posta antes) alguma contribuição, nem que seja "?????! alguém aí?" Se repetir como pergunta nova, pelas regras, será denunciada e apagada.

Quanto a pôr uma questão (para quem a pôs, é sempre de suma importãncia) e não obter resposta, isso acontece mesmo. Possíveis razões:

a) não apareceu ninguém que saiba ou se proponha a responder;
    b) foi posta em categoria errada (era de Direito Previdenciário e foi posta em Direito do Trabalho, por exemplo);
    c) ninguém achou que fosse tão importante quanto quem já a colocou; e
    d) a questão já foi discutida exaustivamente antes, há muita colaboração de "todo mundo", quem já se deu ao trabalho de responder não se dará ao trabalho de repetir tudo (quem quer saber que procure pesquisar um pouco antes de perguntar de novo).

Não sei se sua questão se enquadra em alguma dessas hipóteses, mas sem saber exatamente que pergunta foi feita e em que categoria foi posta (somente dispondo da data), pouca gente vai poder lhe ajudar (eu até gostaria, mas pesquisar todas as perguntas postas dia 25/6 até encontrar a sua, certamente, não é um bom passatempo).
    • MP, CAU

PONTA PORÃ/MS

• 16/07/2008 21:07:11
    Nossa parabéns...

Obrigado tenho aprendido ...

Muito e tenho divulgado...

Obrigado
    • Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro

COTIA/SP

• 19/07/2008 07:07:22
    Parabéns,

A População precisa ter sempre canais como este para se expressar.

Saudações.
    • Chris

SP/SP

• 23/07/2008 23:07:28
    éeé o Forum esta BOm, mais é sempre bem vinda umas atualizações e aprimorações neh

e ai pessoal do admin, estamos esperando novidds neste Forumm hein
    ja ta ficando bem passadinho rs

dica: poderia ter mais opções para o usuário
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 26/07/2008 11:07:19
    Encontro-me numa situação delicada, porque antigo colaborador e sempre entusiasta desse portal e destes fóruns de debates.

A participação democrática tem sido, a meu ver, uma das melhores caracterísiticas. A possibilidade aberta para que qualquer pessoa, sem dificuldades ou exigências maiores (basta ter um e-mail e se cadastrar), possa pôr dúvidas e / ou opiniões, e receber respostas, sempre foi um ponto positivo.

Entretanto, tenho constatado, com alguma tristeza, que o fórum também tem sido utilizado para encontrar modos e maneiras de diblar a lei, brechas para contornar requisitos, pedir ou sugerir macetes e estratégias para obter o que não se obteria se observado o que deveria ser observado.

Nos últimos dias, até desanimei-me em continuar debatendo.

Acho estranho e contrário ao bom Direito discutir, por exemplo, como é que alguém que jamais contribuiu para a Previdência Social pode obter aposentadoria; ou como é que um inválido pode voltar a ter emprego; ou como, genericamente, quem não tem direito pode "entortar" a legislação que lhe é desfavorável para lograr seu intento.

Concito os colaboradores mais habituais a ponderarem se devem dizer o que pensam e sabem ante determinadas consultas como que tais. De minha parte, vou me conter. São indagações que encontram resposta em si próprias (é óbvio que isso não pode ou aquilo está errado). Deve fazer uns dois dias em que desabafei em uma das minhas participações (e, naquele debate, a última).

Talvez a Administração possa intervir para dar o esclarecimento - dizendo que aquilo não deve ser discutido.

Não demora e podemos ter aqui gente discutindo como contrabandista pode praticar esse ilícito, por onde pode entrar (ou sair) com a mercadoria, quais são os locais onde a vigilância aduaneira é mais fraca ou inexiste.
    • Obscuro com Clareza

concórdia/SC

• 27/07/2008 10:07:04
    Este sitio deve ir para o PODIUM...

Unanimidade é utopia ...

este sitio pode ter iniciado com o objetivo de promover o debate juridico entre ilustres causídicos, mas em detrminados assuntos transformou-se em utilidade pública para os menos favorecidos, a exemplo dos assuntos previdenciários onde nossos legisladores aprovam leis, medidas, normas de forma conflitante, onde se formalizou um efeito colateral em que oportunistas, corruptos e funcionários desidiosos encontraram uma porta larga para aplicarem seus golpes...

Sou a favor de debates específicos, mas tambem sou a favor da socialização do conhecimento, e este sitio esta oportunizando aos menos favorecidos se beneficiarem do esclarecimentos oferecidos por causídicos que se propoem, de forma voluntária, a ajudá-los e principalmente orientá-los nos caminhos do judiciário, e por que não, tambem indicarem quem seria o profissional ideal para cada caso...

Contra fatos não há argumentos... vejam por exemplo:

PERICIAS MÉDICAS DO INSS
    com 530 registros onde duvidas são sanadas, opiniões emitidas, desabafos recebem consolo, enfim a perfeita solcialização de problemas e soluções...

falo por mim, formado em engenharia, administração e especialização em engenharia de segurança, com mestrado em andamento na área ambiental, estou há mais de nove anos em letigio com o INSS, e aqui consegui muito material e esclarecimento para minha briga...

não saberia dizer se este é o melhor perfil deste sitio ou se preecisa aprimoramento, mas tenho certeza que ele esta beneficiando milhares de cidadãos que a ele recorre, independentemente de registrar seu parecer ou não, pois muitos entram aqui e se beneficiam e vão embora outros, com certeza, como eu entrava me servia e ia embora, quando me senti certo de poder compartilhar minha experiência, pude faze-lo e consegui ate amizades virtuais e agora tenho comunicação direta pelo MSN trocando "figurinhas"...

Não se pode eletizar o conhecimento, fazendo LÉ com LÉ e CRÉ com CRÉ...

Estamos numa democracia então vamos socializar, quem concorda fica quem não, tchau cambio final...

Vamos nos humanizar, se voce está estressado entre e participe é confortante ajudar alguem que está perdido por não conhecer o assunto que lhe atormenta...

Parabens pra todos voces, sucesso e divirtam-se que a vida é uma benção de DEUS...
    • Obscuro com Clareza

concórdia/SC

• 27/07/2008 10:07:16
    Uma sugestão:

Acredito que varias pessoas entraram e não acharam aquilo que queriam, e por isso abriram novas frentes de debates, pude perceber isto nas questões do INSS...

Nào saberia dizer se é possivel por deconhecer a forma de se fazer, mas seria interessante haver "um Link"somente com assuntos do INSS, outro somente com assuntos da vara de familia, outro sobre codigos do processo civil, enfim seria uma forma de direcionar debates; e quando por ventura alguem abrisse um debate especifico fora do Link ele imediatamente seria alocado no mais conveniente, assim haveria uma forma de separar as diversas áreas de conflitos...

tenho hoje 65 anos com 43 de contribuição no INSS, nestes ultimos dois anos não saio de cas em virtude de minha saude não permitir, mas este forum esta virando uma terapia, pois não só sou beneficiado como procuro beneficiar alguem com minhas experiencias...

Creio que com informações divulgadas aqui muitos aspirantes a causidicos são beneficiados, como meus dois filhos que são acadêmicos de direito...

Um abraço a todos,
    Roberto Oliveira
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 27/07/2008 11:07:39 editado
    Roberto ex-Obscuro, claramente:

No canto superior esquerdo, você pode exatamente escolher a "categoria" onde navegar ou pôr sua pergunta. Ali, escolhe-se entre Direito Previdenciário, Processual Civil ou Penal, Família, Militar, Administrativo, Variedades, Teoria, Filosofia, Constitucional, Eleitoral, ...

Sei que é tão simples e fácil pôr uma nova questão em debate que, no geral, optamos por não pesquisar se já há ou houve a discussão, mesmo porque, normalmente, achamos que nossa dúvida tem uma peculiaridade a mais, é "diferente".

Contudo, do mesmo modo que se constata a divagação e mudança de foco em muitas delas, seria sempre preferível enriquecer um debate já existente com mais essa peculiaridade, nem que seja para poupar quem já colaborara de ter de repetir tudo de novo, o que se torna cansativo ou desestimulante.
    • Obscuro com Clareza

concórdia/SC

• 27/07/2008 16:07:05
    caro Joao Celso Neto,

Creio que me expressei mal, na verdade eu queria comentar que dentro do Direito Previdenciário temos nada menos de 6.894 títulos, onde poderiam ser divididos em grupos como:

aposentadoria por tempo de serviço
    aposentadoria proporcional por tempo de serviço
    aposentadoria por idade
    aposentadoria por invalidez
    aposentadoria por idade
    duas aposentadorias
    auxílio doença
    recursos às juntas estaduais por ideferimento de benefícios
    recursos aos Conselhos de Previdência Social
    denuncias aos médicos peritos
    denuncia à administração do INSS

enfim creio que haveria um melhor aproveitamento dos assuntos...

bem é uma sugestão, não saberia dizer como fazer dentro dos recursos técnicos deste sitio

Um abraço

explicando:

é que alem de parkinson, diabetes, gonartrose bilateral e artrose no ombro esquerdo eu tenho inicio (?) de alzeimer, desta forma eu as vezes troco as bolas, ou quando tremo muito,o mouse salta de minha mão e a digitação fica meia atrapalhada, dai meus amigos com quem me correspondo dizem que sou Obscuro mas com Clareza...

sou obrigado a ler e reler tudo duas, tres as vezes até quatro vezes...

mas não desisto...
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 27/07/2008 16:07:21
    Melhores votos de recuperação, colega (fui engenheiro mais de 35 anos).
    • francisco carlos moss

manaus/AM

• 29/07/2008 10:07:29
    gostaria que houvesse foruns específicos, por exemplo: licitações; prescrição e decadência, etc
    um abraço
    • manso reis_1

Praia Grande/SP

• 02/08/2008 23:08:50
    Vim conhecer esse site há pouco tempo mais ja estou "viciado" alem de
    termos nossas dúvidas sanadas ainda fazemos amizade devo agradecer ao
    Sr. João Celso Neto o qual ja me orientou, ao amigo obscuro com clareza
    conheço sua luta e sofrimento, e é isso informação e conhecimento é tudo nessa vida parabens a todos que contribuem para o sucesso desse site.
    • ivone_1

ibirama/SC

• 04/08/2008 08:08:48 editado
    Este forum é maravilhoso me ajudou , achei pessoias boas e com mesmos problema que o meu este forum é otimo.
    • MARILENE SANTOS DE ANDRADE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

• 04/08/2008 19:08:58
    Fiquei um longo periodo aguardando resposta sobre uma dúvida, tive por incrivel que pareça uma única resposta e mais nada, me decepcionei.
    •  
      Moderador do Fórum
    • 05/08/2008 08:08:49 editado
    Caros usuários,

Analisamos a sugestão de inserir subcategorias entre as já existentes no Fórum.

Diariamente, corrigimos muitos equívocos de postagens em categorias erradas, o que é natural. Concluímos, portanto, que um formato complexo iria dificultar a participação dos usuários menos ligados à ciência jurídica.

Agradecemos pela proposta, porém, acreditamos que o modelo atual (com categorias sem subdivisões) é um meio termo apropriado para a maioria dos nossos usuários.

Atenciosamente,

Equipe do Jus
    • JOSÉ CARLOS BERNARDINO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

• 07/08/2008 11:08:01
    Obrigado por me aceitarem nesta pagina

josé carlos

tenho acompanhado diariamente os debates espero que voces me ajudem a sanar as minhas duvidas tks ou obrigado
    • MARILENE SANTOS DE ANDRADE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

• 13/08/2008 21:08:27
    não acredito que há pessoas do outro lado, pois até hoje não recebi outra resposta, por isso estou decepcionada
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 13/08/2008 22:08:27 editado
    Marilene, pelo visto, você também não ajuda.
    Diga ao menos em que categoria pôs sua pergunta, em que data, qual o tema, para que, nem que seja por curiosidade, alguém localize sua dúvida, entre centenas diárias, e possa ver se pode dar alguma ajuda.
    Ficar só repetindo e reclamando que ninguém responde vai ser em vão.
    • teresa hardinge

Sevenoaks/EX

• 16/08/2008 08:08:42
    Fiquei impressionada como este forum, ainda estou esperando por uma resposta mas as outras foram respondidas rapido (relativas a aposentadoria), escrevi ontem a noite e hoje pela manha tinha resposta. Pena que nao sabia que ele existia pois se soubesse, teria tirado a duvida e o problema teria sido sanado. Ainda ha esperanca mas as coisas se tornaram muito mais dificeis e provavelmente teremos que recorrer a um advogado.
    Outra coisa que aprendi e que tem tantas pessoas tentanto ajudar as outras e isso me da uma confianca enorme na humanidade.
    Continuem com esse trabalho magnifico!
    Teresa
    • André

Ribeirão Preto/SP

• 18/08/2008 09:08:15
    André Antunes - Advogado

Eu acho fantástico.

Além de podermos sanar dúvidas, temos como nos reciclar, uma vez que se debate, de forma proveitosa, as várias questões da seara do direito. Parabéns ao Jus Navigandi.
    • Jorge Amâncio Ribeiro.

Recife/PE

• 18/08/2008 10:08:22
    EU, sou Jorge Amâncio Ribeiro, Recife/PE;
    Estou achando este Forum Jus Navegandi, uma idédia fantástica, é o mundo jurídico que todo advogado deve conhecer, portanto, quero dar os PARABÉNS ! para o criador ou criadores de um portal de uma importância tal para o Mundo Jurídico que faltam palavras para expressar o prazer que tenho em participar e ajudar as pessoas no universo jurídico, que são muitas as dúvidas. Quero sugerir que seja encaminhado e-mail para todas as secções das OAB no Brasil, para que informem aos Advogados e Estagiários este Mundo Jurídico, que é tão pouco conhecido. Meu e-mail, é Jorgeamancio@ymail.com - hoje 18/08/2008, às 10:21 horas, Dr. Jorge.
    • Andrei

Saquarema/RJ

• 18/08/2008 18:08:32
    Excelente site, eu não sou Advogado, mas sou um apreciador do direito! Excelente!
    • Bianca_1

Sâo Caetano do Sul/SP

• 20/08/2008 07:08:45
    Toda a equipe do forum jus está de parabéns !!!
    É um site que me ajuda muito com todas as minhas dúvidas, além de ser ótima fonte de pesquisa para meus trabalhos acadêmicos.

http://direitoatualizado.blogspot.com/
    • Paulo

São Paulo/SP

• 23/08/2008 17:08:12
    Não receio tornar-me repetitivo em parabenizar ao idealizadores deste site/forum. Nunca será demasiado agradacer a todos os colaboradores que voluntariamente se dedicam a dirimir as mais diversas dúvidas.

Fui prontamente atendido nos meus questionamentos iniciais e continuo sendo nas réplicas que vem se seguindo.

Excelente..................

Recomendarei a todos............
    • Ketili Batista de Souza

São Paulo/SP

• 26/08/2008 20:08:50 editado
    Parabéns

Pelo excelente serviço de utilidade pública
    • Glaucia_1

Paulista/PE

• 27/08/2008 19:08:03
    eu gosto, mas tive que me cadastrar para ter uma informação, é muito ruim esse negocio de cadastro!!!
    • david

são paulo/SP

• 7 dias atrás
    Como Analista de Sistemas parabenizo pelo design em geral, a estrutura da página e técnicamente falando um site bem elaborado. Pesquisas rápidas e muito intuitivo.

Como Administrador de Empresas parabenizo pelo bom nível das respostas.

Como leigo em Advocacia quero dizer que estou aprendendo muito.

Obrigado a todos, Editores e Advogados.
    • André carlos da silva

Rio de janeiro/RJ

• 7 dias atrás
    Muito bom !!! sou novo aqui e desconheçia a existência deste forum.
    • Marcos valério G. de Andarde

Bom Jardim/PE

• 6 dias atrás
    É um grande prazer que tenho em participar pela primeira vez deste Fórum, já conhecia o site, mas para meu contento mim cadastrei aqui, e na condição de funcionário público (Policial) e Acadêmico do curso de direito, possa adquirir mais conhecimentos jurídicos e também poder ajudar se for o caso, contribuindo com alguns comentários se estiver ao meu conhecimento. Portanto, fico lisonjeado ao inserir-me a um Fórum em que os conhecimentos fluem aos nossos olhos e por isso estou aqui pra receber e dividir a matéria jurídica. Um abraço à todos que fazem o Fórum Jus Navigandi e a seus membros.
    •  
      Administração do Fórum
    • 5 dias atrás
    João Celso,
    De fato, como as mensagens entram no ar logo que são postas, eventualmente ocorrem desvios na utilização do Fórum. Por isso, contamos com a participação dos usuários, que podem nos relatar irregularidades simplesmente clicando no link "Denunciar" que aparece junto a cada mensagem. Diariamente, o Moderador analisa tais denúncias, adotando as medidas pertinentes.
    Agradeço pela sua participação constante no Fórum, não só enviando mensagens como denunciando irregularidades. Você é com certeza o usuário do Fórum que mais contribui conosco. Muito obrigado!

Chris,
    Estamos abertos a sugestões. Você poderia exemplificar as novas opções que deseja encontrar no Fórum?

Obscuro com Clareza e francisco carlos moss,
    No momento, existem quase 40 categorias. Criar novas categorias poderá dificultar a participação. Pretendemos permitir a inclusão de marcadores para temas mais específicos, mas esta ferramenta está em desenvolvimento.
    Por enquanto, para procurar por assuntos específicos, recomendo usar a busca localizada no topo das páginas.

MARILENE SANTOS DE ANDRADE,
    A rapidez e a quantidade de respostas dependerá da clareza da pergunta, da sua inclusão na categoria correta, do fato de não se tratar de pergunta repetida e do nível de interesse dos demais usuários pelo assunto.
    Em nenhuma hipótese, abra duas discussões para tratar do mesmo tema.
    Quando você notar que não recebeu nenhuma resposta após alguns dias, entre na página da pergunta e escreva você mesma uma nova mensagem em resposta, com um conteúdo do tipo "Alguém pode ajudar?". Assim, sua pergunta será posicionada