Fórum Jus Navigandi

O maior portal jurídico do Brasil

Fórum

Principal » Fórum » Direito do Consumidor

• Lewis

Santa Maria/RS

• 25/07/2008 00:07:22
    Tenho vizinhos, que tds os dias fazem barulhos até passar da meia noite, as vzs sao barulhos de gritos e td mais, mas geralmente sao batidas de móveis, de armarios de cozinhas, sendo que essa parte do apartamento deles, fica embaixo dos quartos do meu ap. Tenho q levantar cedo td dia, e deito-me por volta das 11, so que nao consigo durmir até a hora que eles param. Já fui na Imobiliária, me disseram que iam marcar uma reunião conosco e ate agora nada. Ja fui falar com eles mas nao adiantou. Existe alguma lei, que proíba eles de fazerem isso, ou que me de direitos legais de cobrar esse silencio? Pergunto pq ja estou a ponto de fazer algo que vá me arrepender.

Agradeço qqr ajuda.
    • Eder Lair

Itatiba/SP

• 25/07/2008 17:07:18
    Olá Lwewis

Certamente você tem o seu direito, á principio ele está garantido no artigo 1.277 do Código Vigente, pois nesse artigo está descrito que "O proprietário ou possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais a segurança, ao sossego e a saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha", porém esse direito não prevalece quando essas interferências (barulhoi) forem justificadas por interesse público caso em que o proprietário ou possuidor causador delas, pagará ao vizinho indenização cabal, garantindo assim os prejuizos causados a sua tranqüilidade. O que "talvez" pode ser feito, já que a imobiliária não resolveu o problema, é elaborar um oficio e juntar algumas assinaturas de outras pessoas que também estejam sendo prejudicadas e entregar na Prefeitura de Santa Maria-RS, quem sabe eles não possam lhe ajudar com uma fiscalização nessa residência que está lhe causando situações desagradáveis dentro de seu próprio lar.

Espero ter lhe ajudado !!

Eder
    • N.O.M.

Sâo Paulo/SP

• 26/07/2008 11:07:50
    DEL 3.688/1941 (DECRETO-LEI)

Art. 42. Perturbar alguem o trabalho ou o sossego alheios:
    I – com gritaria ou algazarra;

II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa
    • N.O.M.

Sâo Paulo/SP

• 26/07/2008 11:07:52
    Fui vizinha de um restaurante. De madrugada o alarme do restaurante disparava. Durante um mês reclamei para o dono. Na boa, conversei, falei que não conseguia dormir, que estava prejudicando minha saúde...sempre muito educada (eu). Já o dono cínico, sem educação dizia que não tinha mais o que fazer.
    Consegui o telefone dele e toda madrugada que o alarme disparava, eu ligava na casa dele. Uma noite liguei do meu quarto e coloquei o tefone na janela fechada pra ele ouvir o alarme.
    Bem, no dia seguinte fui no restaurante e falei pra ele que o alarme estava tão alto que ele ouviu pelo telefone dentro do meu quarto fechado. Ele me respondeu que eu não estava dentro do meu quarto e sim dentro do restaurante dele. Bem, não falei mais nada. Virei as costas e fui na delagacia fazer um BO. Relatei todas as conversas que tivemos e toda minha paciência pra tentar resolver na boa. A delegada chamou o dono do restaurante no dia seguinte e o alarme nunca mais disparou.
    Se vc for objetivo e tiver paciência, as coisas se resolvem.
    • N.O.M.

Sâo Paulo/SP

• 26/07/2008 11:07:56
    Se já conversou, já foi na imobiliária, e não resolveu, faça BO.
    Faça quantos achar necessário! Entre com processo. Vá ao médico e e faça uma colsulta e diga que está prejudicando sua saúde e leve o laudo médico junto com o processo!
    Já estou vacinada contra vizinhos mal educados! Já passei uma situação com o restaurante vizinho e agora com cachorro latindo. TEMOS DIREITO A PAZ E SOSSEGO!
    Leva uma canseira, mas resolve!
    Espero ter ajudado.
    • Eder Lair

Itatiba/SP

• 28/07/2008 08:07:25
    Olá Lewis

Certamente a Nilcéia através de seus relatos e embasamentos, pode colaborar muito mais do que eu na resolução desse seu problema !! Acredito que agora você possa resolvê-lo.

Eder

Participe agora do Fórum. Veja aqui como começar.

Categorias

Listar todas as Categorias

Jus Navigandi

Vanilla 1.0.3 é um produto de Lussumo.